Cuidar de Mãos Doridas


Para quem usa intensivamente as mãos, seja nos desportos como escalada, musculação, combate, levantamento de pesos, na música, seja no computador, ao telemóvel, na costura, noutras actividades domésticas, de lazer ou trabalho.


Tratar as dores, cuidar da pele e fortalecer as mãos


Se precisa de usar insistentemente uma parte de seu corpo para trabalho ou lazer, fortaleça-a, exercite-a, treine-a para que possa suportar a carga de actividade extra.

Mas, se já entrou em ruptura e tem, neste caso, as mãos doridas, a pele pouco saudável com cortes, seca, calos, cuide primeiro delas, restaure-as e em simultâneo comece a fortalecê-las com meios naturais.



Obra: La Catedral - Artista: Auguste Rodin

Mãos doridas?

Que fazer?


Os motivos podem ser vários. Certifique-se de que não tem uma lesão grave.

Mergulhá-las em água quente com gengibre fresco ralado obterá um efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. Se a dor for localizada deixe ficar uma rodela de gengibre fresco directamente sobre a área.



PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Consiste na estimulação da circulação sanguínea e energética. Evite causar dor na execução dos cuidados que proponho.


  1. - Amassamento

  2. - Alongamento

  3. - Automassagem

  4. - Reiki

  5. - Shiatsu



Amassamento


Técnica a) forte para mãos muito duras e rígidas. Previna pois a tendência será para desenvolver artroses com o passar do tempo, caso não amacie os músculos e tendões.


a) pisar com o calcanhar: sente-se e repouse a mão sobre uma revista no chão para de seguida calcá-la de ambos os lados com o calcanhar, pousadamente, 15 segundos em cada lugar, vá percorrendo a superfície das duas faces da mão e dedos.


b) amassar os dedos com o antebraço: com a mão pousada sobre uma mesa, sente-se e role o antebraço contrário sobre ela com movimentos curtos e rápidos (para a frente e para trás). Percorra a superfície das duas faces da mão e dedos deslizando com o braço nesse balanço.


c) amassar os antebraços: faça o mesmo com antebraço oposto.




Alongamento


É fundamental fazer estes alongamentos diariamente ou antes de cada treino para evitar o encurtamento dos músculos.


a) sentado, com o antebraço e a palma da mão pousada sobre a mesa, pegue num dedo e levante-o como se o quisesse levar até ao pulso, mantendo os restantes repousados sobre a mesa. Ao atingir o ponto máximo de tensão, permaneça por 15 segundos. Inicie uma respiração relaxada.

Repita com cada um dos 10 dedos.


b) alongue o pulso pegando em todos os dedos e levantando-os