Izunome na filosofia de Mokiti Okada

Atualizado: Nov 6



O deus Izunome, é a essência de Kannon. Uma divindade tanto masculina, quanto feminina que, observando todas as leis regentes do Universo, salva livremente os povos.


Kuan Yin - Kannon - Avalokiteshvara

Izunome - Fogo e Água.


"O termo Izunome foi extraído do nome de um dos deuses do panteão xintoísta, Izunome no Ookami, que representa simultaneamente a atuação do Fogo e da Água.

Observando-se a realidade, verificamos que estão sempre presentes dois princípios ou situações antagónicas: vertical-horizontal, quente-frio, doce-salgado, norte-sul, oriente-ocidente, conservador-progressista, espírito-matéria, etc. Do ponto de vista da ação humana, é comum cada pessoa tender para um dos dois lados. Isto pode ser melhor compreendido se nos valermos de dois conceitos de origem budista chamados Daijo Shojo. Daijo ilustra o aspecto horizontal da vida e Shojo, o vertical. A actividade de Daijo é semelhante à da água, que se estende perpetuamente em nível horizontal; a de Shojo é semelhante à do fogo, que, restrito, queima em profundidade e dirige suas chamas sempre para o alto. O princípio de Shojo é estrito e intransigente. A vida das pessoas com temperamento Shojo é regida por padrões frequentemente rígidos e restritos. O indivíduo Shojo tende a ser mais crítico do que os outros e a classificar as coisas como "boas" ou "más". Os indivíduos de temperamento Daijo são geralmente liberais e estão sempre dispostos a mudar. Por outro lado, podem tender a um liberalismo excessivo, faltando-lhes uma orientação espiritualmente profunda. Izunome simboliza a cruz equilibrada, indicando a perfeita harmonia entre os princípios horizontal e vertical. (...) Devemos ser flexíveis e agir de acordo com as situações, ora aderindo ao princípio de Shojo, ora aplicando o método Daijo, mas sempre voltando ao ponto central, IzunomeDaijo é abrangente incluindo tudo, inclui também Shojo. De modo geral, é bom agir conforme as circunstâncias, mas nunca esquecendo o princípio sobre o qual baseamos a nossa ação. Mesmo tendo Shojo como princípio orientador, convém agir à maneira Daijo. Não obstante, seria perigoso empregarmos somente Daijo. (...) Shojo estabelece o princípio vertical, no qual tudo deve ser baseado, antes de adoptar o princípio Daijo, de expansão horizontal. Assim, pode-se atingir o perfeito equilíbrio entre ambos, ou seja a cruz equilibrada Izunome."



MOKITI OKADA


Meishu Sama













Makoto


"É um vocábulo japonês que engloba acepções de sinceridade, fidelidade, honestidade, constância, devoção, franqueza, pureza e autenticidade.

Considero extremamente necessária a prática dessas virtudes.

Quem possui MAKOTO respeita e cumpre, acima de tudo os seus compromissos. O desempenho correcto da obrigações assumidas, embora não seja considerada como uma atitude relevante para a maioria das pessoas, é de suma importância para o homem de fé. O não cumprimento de um dever acaba sendo uma espécie de delito porque é uma maneira de enganar os outros.


Geralmente, o que mais costuma ser menosprezado num compromisso é o horário. Quando alguém deixa de ser pontual, está, de facto, causando aborrecimento e irritação àqueles que ficam esperando.


Há um provérbio antigo que chama a atenção para esse sentimentos: "É bom ser esperado; desagradável é esperar ". Daí a importância de se ficar atento à expectativa do próximo. Quem não se preocupa com esses pequenos detalhes, não tem Makoto. Ainda que possua muitas outras qualidades pouco valor terá, senão tiver sensibilidade e respeito em relação aos horários assumidos.


Portanto, quem tem fé em Deus não pode menosprezar o rigoroso cumprimento das obrigações. Se não puder, acima de tudo, pôr em prática esse preceito, está reprovado na fé.


Guardem, pois, essa verdade bem no fundo do coração para que nunca seja esquecida."


Mokiti Okada


a minha gratidão a http://mestremeishusama.blogspot.com/

15 visualizações

a vida partilhada tem outro sabor

blog

+351 964 616 349

santos.filomena@gmail.com 

 

Consultório junto ao Saldanha na  

Praça Ilha do Faial,14 A - 1000-168 Lisboa

massagem saldanha - shiatsu saldanha - tarot saldanha - reiki saldanha - filomena santos espiral

 Copyright ©  2016

* a terapeuta escreve sem considerar o acordo ortográfico