Caderno de Artes Terapêuticas


Este é um trabalho, uma viagem de introspecção e auto-descoberta.

clique na imagem para aceder aos detalhes deste curso online


O Caderno de Artes Terapêuticas está centrado no essencial a todo o ser humano. Facilita a expressão e a síntese, resgatando o conhecimento interior.

Trata-se de uma viagem reveladora e estruturante do ser. Por meio da escrita é possível iniciar um movimento de transformação da própria vida.

É um escrever intuitivo, sem barreiras gramaticais ou preocupação com o sentido, por princípio, embora não impeça movimentos de busca por coesão na escrita para compreender o que se passa connosco, possibilitando-nos reescrever a nossa história. Permite até a criação artística, pelo prazer da escrita. Não fizeram assim os escritores, os pintores, os artistas? Sabemos já que muitos dos que sofreram repressões externas, encontraram na escrita uma possibilidade de expressar o sentimento que transbordava em seu coração, angústias e desejos. Essa é uma viagem de liberdade interior, com o objetivo de recuperar o sentir e tomar contato com os objetos que geram as emoções. Ao reconhecer padrões que se repetem, numa rotina de pensamentos e comportamentos dia após dia, aprendemos a não submetermos o tempo todo a esses comportamentos repetitivos, e passamos a nos focar em atividades que nos levam a crescer. Permite o “dar-se conta”, possibilitando reaprender o pensar e o sentir. Permite o conhecimento dos nossos limites e a distinguir o que nos é essencial, reorganizando a nossa saúde mental e emocional


Índice:


SOBRE OS AUTORES

PORQUE PRATICAR ESCRITA TERAPÊUTICA

O QUE É A ESCRITA TERAPÊUTICA? PORQUE É REVELADORA E TRANSFORMADORA?

A ESCRITA TERAPÊUTICA TRANSFORMANDO VIDAS

AUTO-IMAGEM

O DESEJO NÃO É MAU NEM É BOM, NÃO É UM BEM NEM É UM MAL

DESEJO DE AUTOPRESERVAÇÃO

O DESEJO DE ANIQUILAMENTO

A SOMBRA

EXERCÍCIO 01 ESCREVER LIVREMENTE

EXERCÍCIO 02 LUZ E SOMBRA

EXERCÍCIO 03 AS SOMBRAS

EXERCÍCIO 04 MASSAGEM PSÍQUICA

EXERCÍCIO 05 POR ENQUANTO

BIBLIOGRAFIA

WEBGRAFIA

a vida partilhada tem outro sabor

blog

Rua Mário Sá Carneiro, 142 - Alcabideche 

 Copyright ©  2016